BEM-VINDO A ANSP

 

O Projeto ANSP (an Academic Network at São Paulo), como definido na decisão do Conselho Superior da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) quando de sua criação, "provê à comunidade de pesquisa do Estado de São Paulo conectividade de redes de computadores no estado da arte".

 

A ANSP desenvolve e mantém infraestrutura e serviços de Internet e comunicação de dados em geral que, em conjunto com o Programa Reserva Técnica ANSP, da FAPESP, oferecem à comunidade de pesquisa e educação do Estado de São Paulo, os meios tecnológicos necessários ao acesso à informação em todo o mundo, ao compartilhamento de conhecimento, ao desenvolvimento de projetos colaborativos e à inovação em larga escala.

 

O projeto ANSP é executado pelo NARA (Núcleo de Aplicações em Redes Avançadas) da Faculdade de Medicina da USP e financiado pela FAPESP, através do Processo no. 2013/11711-5.

 

SWITCHON: COOPERAÇÃO ENTRE PESQUISADORES DO BRASIL E DOS ESTADOS UNIDOS

Workshop SwitchOn, com a participação de pesquisadores brasileiros e americanos, ocorreu em Miami, EUA, em janeiro de 2015

 

Durante os dias 8 e 9 de janeiro de 2015, foi realizado o Workshop SwitchOn – Research Collaboration Education, em Miami, EUA. As atividades aconteceram nas dependências do Kovens Conference Center, na FIU (Florida International University), campus em Biscayne Bay, North Miami.

O evento, organizado pelo CIARA/FIU (Center of Internet Augmented Research and Assessment da FIU), teve como objetivo incentivar a colaboração entre pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos na pesquisa sobre a Internet do Futuro.

Durante os dois dias de atividades, pesquisadores de várias universidades e centros de pesquisa americanos e brasileiros tiveram a oportunidade de fazer apresentações e trocar informações sobre o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa.

Além disso, foram organizados “breakouts”, sessões temáticas para debate de temas de interesse comum dos grupos de pesquisa: “Future Networks Design”, “Clouds” e Cyberinfrastructure”.

O evento teve o apoio da NSF (National Science Foundation), da Rede ANSP e das empresas de fornecimento de equipamentos de redes, Brocade e Padtec, que também tiveram oportunidade de fazer apresentações sobre seus projetos de P&D.

A ANSP esteve representada por seu coordenador Prof. Dr. Luis Fernandez Lopez , da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) que apresentou o panorama atual das ações do projeto ANSP.

O workshop SwitchOn cumpriu com sucesso seu objetivo, o de propor e oferecer condições a pesquisadores brasileiros e americanos de expor e debater seus projetos de pesquisa, trocar experiências e iniciar conversas para possíveis colaborações. Um segundo workshop será realizado no segundo semestre de 2015, em paralelo com a 8a. Reunião Semestral da ANSP, em São Paulo, Brasil.

_________________________________________________

Saiba mais:

Links e Sites Pointing hand cursor vector.svg http://switchon.ampath.net

Links e Sites Pointing hand cursor vector.svg http://ciara.fiu.edu

Share

Informações Adicionais