BEM-VINDO A ANSP

 

O Projeto ANSP (an Academic Network at São Paulo), como definido na decisão do Conselho Superior da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) quando de sua criação, "provê à comunidade de pesquisa do Estado de São Paulo conectividade de redes de computadores no estado da arte".

 

A ANSP desenvolve e mantém infraestrutura e serviços de Internet e comunicação de dados em geral que, em conjunto com o Programa Reserva Técnica ANSP, da FAPESP, oferecem à comunidade de pesquisa e educação do Estado de São Paulo, os meios tecnológicos necessários ao acesso à informação em todo o mundo, ao compartilhamento de conhecimento, ao desenvolvimento de projetos colaborativos e à inovação em larga escala.

 

O projeto ANSP é executado pelo NARA (Núcleo de Aplicações em Redes Avançadas) da Faculdade de Medicina da USP e financiado pela FAPESP, através do Processo no. 2013/11711-5.

 

REPERCUSSÃO DA RSA6 E DO CINEGRID BRASIL 2014 NA MÍDIA DE PESQUISA

O evento conjunto entre RSA6 (6a. Reunião Semestral da ANSP) e CineGrid Brasil 2014, ocorrido em agosto de 2014, teve repercussão positiva nos meios de comunicação científicos.

 

Em matérias especiais, na primeira quinzena de setembro de 2014, a Agência Fapesp deu destaque aos eventos 6a. Reunião Semestral da ANSP (RSA6) e CineGrid Brasil 2014, que ocorreram em conjunto na Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, na semana de 25 a 29 de agosto de 2014.

Na matéria de 05/09/2014, “Conexão da internet acadêmica com o exterior terá velocidade dobrada”, Elton Alisson faz um histórico dos 25 anos de atuação da rede ANSP, completados em 2014.

Em entrevista, disponível em vídeo, Prof. Fernandez Lopez, da Faculdade de Medicina da USP, investigador principal do projeto ANSP, da Fapesp, e coordenador da RSA6 (6a. Reunião Semestral da ANSP), explica porque a velocidade atual de transmissão de dados já se torna insuficiente para a comunicação entre as redes acadêmicas paulistas e as do exterior e anuncia que, a partir de 2015, estará em funcionamento a primeira conexão de internet acadêmica de 100 gigabits entre os hemisférios Sul e Norte. Essa ligação, atualmente em fase de testes, estabelecerá uma comunicação muito mais veloz que a atual entre as redes do Ecossistema ANSP e as redes de pesquisa dos Estados Unidos e de outros países, via Miami.

A matéria “Tecnologias do cinema têm aplicações científicas”, de 11/09/2014, sobre a conferência do CineGrid Brasil 2014, salienta a importância tecnológica das filmagens e transmissões em 4K para fins de pesquisa acadêmica. A matéria vem acompanhada de um vídeo com entrevista concedida pela Profa. Jane de Almeida, professora e pesquisadora do Laboratório de Artes Cinemáticas e Visualização (LabCine) da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Interessante notar na matéria sobre o CineGrid Brasil 2014 que as transmissões ao vivo em 4K foram realizadas com a utilização de uma rede de 10 Gbps da Rede ANSP, projeto da Fapesp coordenado pelo Prof. Lopez.

A colaboração entre os membros das duas reuniões (RSA6 e o CineGrid Brasil 2014) não se deu somente pela utilização da rede da ANSP nas demonstrações feitas pela equipe do CineGrid, mas também pela participação de vários palestrantes nos dois eventos, cooperação entre os coordenadores e participantes e apoio da ANSP na organização das reuniões.

___________________________________________________

Leia as matérias na íntegra e assista aos vídeos:

Links e Sites Pointing hand cursor vector.svg 05/09/2014: Conexão da internet acadêmica com o exterior terá velocidade dobrada. Por Elton Alisson - Agência Fapesp. http://agencia.fapesp.br/19750

 Links e Sites Pointing hand cursor vector.svg11/09/2014: Tecnologias do cinema têm aplicações científicas. Por Elton Alisson - Agência Fapesp. http://agencia.fapesp.br/19792

Share

Informações Adicionais